sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Azulejos do Porto no Brasil

SÃO LUIS DO MARANHÃO - BRASIL


Em nenhuma outra cidade brasileira os portugueses usaram tantos azulejos. Além da função decorativa, protegiam as casas das chuvas e dos ventos carregados de salinidade. Com cores e padronagens variadas, deram fama a São Luis e o titulo de “Cidade dos Azulejos”.O bairro da Praia Grande, onde funcionou o antigo centro comercial da Província, é o melhor exemplo do que foi a opulência no passado. A Rua Portugal, com seus sobrados imponentes, seus mirantes e sacadas, as fachadas azulejadas, e as demais ruas, ladeiras e becos recobertos por pedras de cantaria, resgatam o valioso acervo artístico e histórico e a sua paisagem urbana do século XIX.




Cidade dos Azulejos


Em 1997, São Luís foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. O título deve-se à preservação de seu magnífico conjunto arquitetônico, cujos sobradões guardam as fachadas de azulejos trazidas da França, Portugal e Holanda. Pelos fortes traços do estilo colonial português, São Luís também é considerada a mais lusitana das capitais brasileiras. São mais de 3.500 construções que retratam a riqueza e o estilo de vida de séculos passados.











Os emigrantes portugueses regressados do Brasil, ao construírem as suas casas, introduziram em Portugal esta prática. Apesar de no início este hábito ser encarado como elemento de mau gosto (chamavam-lhe "casa do penico" ou "casa de brasileiro") rapidamente se generalizou na cidade do Porto e até no resto do país.





http://www.ceramicanorio.com/valeapenaconhecer/saoluiscidazulejos/saoluiscidazulejos.html
http://www.welterbestaetten.de/br/sao-luis-br-2.htm

Nenhum comentário: