sexta-feira, 12 de outubro de 2007

VITALINO - BRASIL

Vitalino Pereira da Silva nasceu no dia 10 de julho de 1909, no Sítio Campos, em Caruaru, Pernambuco. Morava no Alto do Moura, uma vila a cerca de seis quilômetros de distância de Caruaru.


Filho de lavradores, iniciou-se com apenas 6 anos (1915) na arte do artesanato de barro. Como toda criança fazia bichinhos - boi, cavalo, bode - com as sobras do barro usadas por sua mãe que era louceira, designação dadas às mulheres que faziam utensílios domésticos de barro. Chamava a esta produção de loiça de brincadeira. Vitalino passou da loiça de brincadeira para as cerâmica figurativa com a peça Caçador de onça: um gato maracajá trepado numa árvore, acuado por um cachorro e o caçador fazendo pontaria, que foi vendida na Feira de Caruaru.





O material que ele usava para a suas peças era o massapê, que retirava da vazante do rio Ipojuca e transportava em balaios para casa. O barro era molhado e deixado em depósito por dois dias para ser curtido, sendo então amassado e modelado. As peças eram cozidas em forno circular, construído ao ar livre, atrás da casa.

No início a aplicação da cor nos bonecos era feita com barro de diferente tons - tauá, vermelho, branco. Depois Vitalino passou a usar produtos industriais na pintura dos seus bonecos. As peças da primeira fase, não possuiam marca de autoria. Posteriormente o artista passou a assinalar com lápis e "tinta preta as iniciais V.P.S, no reverso da base dos grandes grupos" e a partir de 1947 começou a utilizar o carimbo, também de barro, com as mesmas iniciais V.P.S, adotando em 1949 o seu nome de batismo.

Morreu pobre, esquecido e sem auxílio do Estado, vítima de varíola, no dia 20 de janeiro de 1963.

veja mais...

http://www.ceramicanorio.com/artepopular/caruaru/caruaru.htm
http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=320&textCode=681&date=currentDate

Nenhum comentário: