terça-feira, 2 de outubro de 2007

José Silos Franco, (Sobreiro, Mafra, 1920) é um oleiro, ceramista e escultor português.


Busto de José Franco na Aldeia típica do Sobreiro

José Franco dedicou-se principalmente à arte-sacra, sendo por isso conhecido em todo o mundo, podendo encontrar-se obras da sua autoria inclusivamente no Vaticano. No entanto, a sua obra mais conhecida e popular será a Aldeia típica de José Franco, construção em miniatura de uma aldeia saloia do início do século XX, onde podem ser apreciadas cenas da vida da época, realizadas por bonecos mecanizados, principalmente movidos a água, bem como, lojas em miniatura que ilustram as mais diversas profissões, muitas delas, hoje em dia, completamente abandonadas.

Aldeia Saloia do Sobreiro

– Jorge Amado, sobre José Franco e a sua Aldeia típica.

"...a aldeia parece uma festa, no colorido, na graça, na invenção que nasce das mãos desse homem modesto e simples que, no entanto, é ao mesmo tempo sábio de profundo conhecimento e traz no coração e nos dedos o dom da criação. Nasceu para criar beleza, para dar de si aos demais, para tornar mais rico o património do povo português com as suas imagens, suas figuras de barro, seus vasos utilitários, seus bois de longos cornosseus peixes leves como versos, seus porcos e galos feitos de terra e de lirismo. Parece uma festa, a aldeia..."

http://www.elografica.pt/eloedicoes/pt/03052.html

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muito bem meninas! Gostei da pesquisa. Vale buscar mais imagens e informações sobre os azulejos do Maranhão e adicionar informações em relação à cerâmica artística e contemporânea. Artistas portugueses que trabalham com a cerâmica e em especial com a utilização de esmaltes. E não esquecer de colocar os dados bibliográficos da pesquisa de vocês.
Um abraço,
Adriana.