segunda-feira, 1 de outubro de 2007

FABRICA DE MASSARELOS

Massarelos, a mais antiga das fábricas de faiança, foi uma empresa familiar fundada em 1766 por Manuel Duarte Silva, na Rua de "Sobre o Douro", na freguesia de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Massarelos. Como os proprietários e industriais que exploraram a fábrica foram diversos e atendendo à diferença de pintura em várias cores, costuma dividir-se o fabrico em 5 períodos distintos dos quais o quinto pertence já ao século XX.

No 1º período (1766/1819) o combustível utilizado era a carqueja. A decoração era nas cores azul, verde, amarelo e cor de vinho.

No 2º período (1819/1845) a fábrica é arrendada a Rocha Soares, da fábrica de Miragaia, e familiar por afinidade de Manuel Duarte da Silva. A faiança neste período usa pasta mais fina, com decoração polícroma ou monocroma, de cor azul, cor de vinho, e ainda, as cores e esmaltes usados pela fábrica de Miragaia.

No 3º período (1845/1873) inicia-se o fabrico de faiança utilizando o esmalte plumbífero, pintura monocroma azul, e na decoraão aplica-se a estampilha. A fábrica neste período emprega barro vermelho de Valbom de Baixo (Gondomar).
No 4º período (1873/1895) houve uma tentativa de maior industrialização na fábrica produzindo-se azulejos lisos e em relevo, além de louça sanitária e várias peças artísticas, conforme se pode verificar pela factura da época.

http://paginas.fe.up.pt/porto-ol/mlr/massarelos.html

http://mjfs.spaceblog.com.br/27782/Fabrica-de-Ceramica-de-Massarelos/

Um comentário:

Arquiteta Verônica Di Benedetti disse...

Olá
estou preparandob uma palestra sobre o uso da cerâmica nas edificações do seculo XIX no Rio Grande do Sul - Brasil.
Obrigada por partilhar seu conhecimento.

Verônica Di Benedetti